Cartão PIS: Como fazer, emitir 2ª via
O Cartão PIS, também conhecido como Cartão Cidadão, tem como intuito facilitar o seu acesso aos serviços e benefícios sociais e trabalhistas. Ele pode ser usado em todos os canais de pagamento autorizados pela CAIXA, presentes em todas as cidades do país.
Você tem o Cartão Cidadão? Neste post, vamos mostrar como solicitar seu cartão e usufruir de seus benefícios.
Continue lendo e saiba tudo que você precisa sobre o Cartão PIS.
- Como fazer Cartão Cidadão;
- Como consultar FGTS;
Quem tem direito?
O Cartão Cidadão é para você que possui FGTS, rendimentos do PIS 2022, Abono Salarial ou que esteja recebendo parcelas do Seguro-desemprego.
Com ele, você garante mais segurança e agilidade no processo de pagamento dos benefícios sociais, como consultar seu saldo ou extrato de FGTS e saldo ou rendimentos do PIS.
Quem tem direito ao Abono Salarial e ao Seguro-desemprego, é de fundamental importância ter o Cartão Cidadão, pois esses serviços podem ser feitos diretamente no site da CAIXA. Porém, ter o cartão PIS facilita muito na hora de efetuar o saque desses benefícios.
Para cidadão que não possuem benefício a receber, pagos pela rede de atendimento da CAIXA, não será possível solicitar o Cartão Cidadão.
Como emitir o Cartão PIS
Se você possui algum benefício social ou trabalhista para receber e ainda não tem o Cartão Cidadão, solicite pelo telefone 0800-726-0207 ou em qualquer Agência da CAIXA.
Para que o atendimento seja mais rápido tenha em mãos o número do seu NIS, que pode ser encontrado na sua carteira de trabalho ou em uma agência da CAIXA.
Existem duas formas simples de solicitar o cartão cidadão. A primeira é ligar para o número 0800-726-0207 e seguir os passos solicitados pelo atendente virtual.
A outra maneira é ir direto a uma agência da Caixa e pedir a senha de atendimento para solicitar seu cartão do cidadão.
Você também irá necessitar de um dos seguintes documentos:
- RG
- Carteira de Habilitação
- Carteira de Trabalho
- Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento
Depois de fazer o cadastro o seu cartão vai demorar em torno de 15 dias para ser entregue, depois disso você deverá cadastrar a sua senha do cartão.
Seu cartão será entregue no endereço que você cadastrou. Caso ele não chegue no seu endereço até a data sugerida, você pode ir até a agência Caixa de sua cidade com um documento de identificação para retirar seu cartão. Os documentos que podem ser apresentados são:
- RG
- CNH
- Carteira Trabalho
- Identidade Militar
- Carteira de Identidade de Estrangeiros emitida pelo Serviço de Registro de Estrangeiros da Polícia Federal
- Passaporte
Como tirar a segunda via do cartão pela a internet
O cartão cidadão não pode ser emitido pela a internet, mas após a sua aquisição, você consegue realizar consultas pela a internet, inclusive o saldo e o extrato.
Em caso de roubo, furto ou perda do seu cartão entre em contato através da central de atendimento 0800 726 0207, a ligação é inteiramente gratuita e através dela você pode solicitar a segunda via do seu cartão.
Com isso, você precisa ter em mãos o número do seu NIS/PIS e os dados pessoais para confirmação de dados.
Após a solicitação, assim como na emissão, o cartão chega na sua residência ou na agência mais próxima.
Para poder utilizar novamente seu cartão você deverá comparecer a qualquer agência da Caixa Econômica Federal para cadastrar a nova senha de acesso.
- Leia também: Aplicativo de Celular já substitui documentos como carteira de trabalho, CNH, título de eleitor e CPF
Solicite seu cartão PIS
O cartão cidadão é muito importante para todos que trabalham ou trabalharam em regime CLT. Não deixe de emitir seu Cartão PIS para utilizá-lo sempre que necessário.
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